jump to navigation

Dois terços dos espanhóis pelas uniões homossexuais July 23, 2004

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

» sondagem Apoio massivo à lei do governo de Zapatero

Perto de dois terços dos espanhóis mostram-se favoráveis à legalização dos casamentos homossexuais prevista na lei preparada pelo governo de José Luís Zapatero.

De acordo com a sondagem do Centro de Inquéritos Sociológicos (CIS) ontem publicada, 66,2% das pessoas manifestaram-se a favor das uniões entre cidadãos do mesmo sexo, e 48,2% defendem mesmo que os casais homossexuais possam adoptar crianças (44,6% são contra). Por seu lado, 42,9% disseram ser “muito tolerantes” perante a homossexualidade. Uma opinião que não pode, contudo, ser tida como representativa da da população espanhola, dado que a amostra de entrevistados foi escolhida ao acaso.

O primeiro ministro socialista, eleito em Março passado, elegeu a questão do casamento homossexual como uma das questões sociais prioritárias do seu governo, apesar da forte oposição da Igreja Católica espanhola, que representa 95% da população do país.

Sinal de liberalização da opinião: apenas 11,6 % das 2479 pessoas inquiridas disseram estar total ou parcialmente contra a lei. No entanto, algumas atitudes mais conservadoras ainda persistem, num país onde a homossexualidade foi banida durante a ditadura do general Francisco Franco (1939 a1975).

Mais de um quinto dos inquiridos pelo CIS defendem a homossexualidade como algo de anti-natural, e 4% dizem mesmo que deveria ser punida. Cerca de um terço classificaria de problema sério ter um filho ou uma filha homossexual.

Recorde-se que Zapatero foi alvo de uma severa lição de moral do papa João Paulo II, quando visitou o Vaticano, em Junho. Na altura, os bispos da Santa Sé criticaram a futura lei, considerando-a “perigosa” em termos “antropológicos, sociais e legais”.

Publicado no Jornal de Notícias.

Comments»

1. Anonymous - August 5, 2007

acnezine shop

acnezine shop beauty skin care


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: