jump to navigation

Igreja lança campanha contra casamento ‘gay’ December 27, 2004

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

A Conferência Episcopal espanhola deu ontem início a uma campanha contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o seu direito à adopção, que o governo do primeiro-ministro Rodriguez Zapatero pretende regularizar em 2005.

Num documento intitulado «Homem e Mulher, (Ele) os criou», os bispos espanhóis afirmam que «o Estado não pode reconhecer um direito inexistente a não ser de modo arbitrário». O documento considera que «o comportamento homossexual é eticamente reprovável» e que «duas pessoas do mesmo sexo não têm nenhum direito a casar-se». Os prelados explicam que os homossexuais «têm os mesmos direitos que as outras pessoas», mas sublinham que «a inclinação homossexual, embora não constitua em si mesma um pecado, deve ser considerada como objectivamente desordenada». Trata-se de «uma tendência, mais ou menos forte, para um comportamento intrinsecamente mau do ponto de vista moral», argumentam. Acrescentam ser «necessária uma oposição clara e incisiva ao reconhecimento legal das uniões entre homossexuais ou à sua equiparação ao casamento, com acesso aos direitos inerentes». Sobre a adopção, afirmam que deve ser «rejeitada» por não constituir um «referente adequado», na medida em que «a figura do pai e da mãe é fundamental para a clara identificação sexual da pessoa».

Ontem,em entrevista ao diário ABC, o cardeal António Maria Rouco Varela afirmou que os homossexuais «não devem ser maltratados, ofendidos ou marginalizados», mas «também não podem ser colocados ao mesmo nível que a família».

Publicado no Diário de Notícias

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: