jump to navigation

Em defesa dos ‘bons costumes’ February 7, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

Por Kátia Catulo

Católicos estão contra o casamento de homossexuais

O apelo feito ontem pelo pároco da Igreja de São João de Brito, para que os portugueses não votem nos partidos defensores do aborto, a eutanásia e os direitos dos homossexuais, tem por base um comunicado da Conferência Episcopal. Na homilia, o padre Loreno defendeu que um cristão deve seguir uma ética que não seja contraditória consigo próprio “A vida cristã promove a vida humana desde a concepção até à morte natural. Aborto nunca, eutanásia nunca!”

Na missa, transmitida pela emissora de rádio pública, o clérigo criticou também todos os partidos que defendem o casamento entre homossexuais. Mais uma vez, justificou-se com a doutrina da Igreja Católica para defender a posição “A ética cristã reprova que seja equiparada à família uma união de um homem com outro homem, de uma mulher com outra mulher. A mesma ética reclama que a aliança matrimonial seja indissolúvel. Poligamia nunca, divórcio nunca”, concluiu o padre Loreno.

A Igreja recusou, no entanto, comentar o conteúdo da homilia do padre Loreno, não esclarecendo se esta é também a sua posição.O Patriarcado de Lisboa remeteu a resposta para o seu site na Internet.

Isto é, e de acordo com o comunicado da Conferência Episcopal, divulgado em Dezembro de 2004,”o pluralismo político dos católicos não pode ser confundido com relativismo moral”.

A Conferência Episcopal salienta que, “perante exigências éticas fundamentais e irrenunciáveis (…), os crentes têm, efectivamente, de saber que está em jogo a essência da ordem moral, que diz respeito ao bem integral da pessoa”. Por outro lado, defende a Igreja, a “abstenção é reprovada e considerada uma grave omissão dos deveres de uma consciência católica”. De acordo com o documento, o primeiro dever dos cristãos é a “participação responsável”.

Embora reconheça que “a ninguém é permitido invocar exclusivamente a favor da própria opinião a autoridade da Igreja”, o Patriarcado de Lisboa não poderá argumentar que o pároco de São João de Brito agiu isoladamente. O padre Loreno mais não fez do que repetir a linha doutrinal da Igreja.

Publicado no Diário de Notícias.

Advertisements

Comments»

1. PAULO ROBERO DE SOUZA - September 19, 2006

1ª como começa ocasamento. 2ª o que é mais difícil no relacionamenti de um casal. 3ªgual é a ética de um homem casado que trabalha no meio de muitas mulheres. 4ªgual é aética de uma mulher casada que trabalha no meio de muitos homem. 5ªcomo deve ser o comportamento de cada um.
peço que me envie resposta , se for possivél urgente. OBRIGADO. QUE DEUS TE ABENÇOE. AMEM

2. Anonymous - August 5, 2007

quit smoking pot

stop smoking filter lifeline stop smoking quit smoking aid


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: