jump to navigation

Vaticano apela à objecção de consciência contra casamentos homossexuais April 22, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

A nova lei espanhola foi ontem aprovada pelo Parlamento

O Vaticano instou os notários cristãos a invocar objecção de consciência para recusar a realização de matrimónios homossexuais, em reacção à legalização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Espanha.

O prefeito do Conselho para a Família, o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, lançou hoje este apelo nas páginas do diário italiano “Corriere della Sera”.

Na opinião do cardeal, a lei espanhola aprovada ontem resulta de “uma estranha ideia da modernidade” e é uma imposição “injusta” aos funcionários cristãos que tenham essa responsabilidade. “Por isso, a Igreja apela com urgência aos empregados municipais encarregados de celebrar tais bodas que se refugiem na objecção de consciência, mesmo se por isso perderem o seu emprego”, diz.

O cardeal colombiano apela a todos os cristãos – e em particular aos funcionários dos registos civis investidos do poder de celebrar casamentos – que se recusem a oficializar a união entre homossexuais como parte do seu “dever de fiéis”, e frisa: “Não é facultativo. Todos os cristãos devem estar dispostos a pagar o preço mais elevado, inclusive a perda do emprego”.

Alfonso López Trujillo lamenta ainda que não se tenha perguntado às famílias espanholas o que pensam do assunto e reiterou que “a família é um dom recíproco entre homem em mulher”.

As uniões de facto são classificadas pelo religioso como “uma moeda falsa” que foi posta em circulação para mudar a definição de matrimónio, e o cardeal insurge-se ainda contra o facto de “agora”, “qualquer modelo de união pode chegar a ser uma família, como se fosse um clube”.

Para além de Espanha, a Holanda e a Bélgica também reconhecem o casamento entre homossexuais.

Publicado no Público.

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: