jump to navigation

Bispos contra casamentos ‘gay’ em Espanha April 23, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

A Igreja espanhola considera a nova lei “injusta e prejudicial ao bem comum”

Os bispos espanhóis apressaram-se a condenar de forma definitiva a aprovação, pelo Parlamento, na quinta-feira, da lei que legaliza o matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, com reconhecimento de igualdade de direitos, inclusive o de adopção de crianças. Em comunicado oficial, a Conferência Episcopal insiste na sua doutrina tradicional e sublinha que a lei é “radicalmente injusta e prejudicial ao bem comum” e “afecta seriamente a instituição matrimonial”.

Na sua opinião, “equiparar as uniões homossexuais aos verdadeiros matrimónios é introduzir um perigoso factor de dissolução da instituição matrimonial e, com ela, da justa ordem social”.

Desde Roma, o cardeal colombiano Alfonso Lopez Trujillo, presidente do Conselho Pontifício para a Família, afirmou que a lei é “inumana” e supõe a “destruição da família tijolo a tijolo”.

Alguns jornais lembram recentes declarações do então cardeal Ratzinger e hoje Papa Bento XVI, segundo o qual a proposta de lei do Governo espanhol era “profundamente negativa e destrutiva da família e da sociedade”.

Além do comunicado oficial e de declarações de diversos bispos no mesmo tom, pelo menos para já não estão previstas outras iniciativas nem mobilizações como as organizadas no Outono passado, quando foi anunciada a aprovação do projecto de lei pelo Governo.

Os bispos mostram-se radicalmente críticos quanto aos casamentos gay e a adopção de crianças, mas não se referem em nada à lei, também contraria a doutrina da Igreja, aprovada na mesma sessão plenária do Parlamento que agiliza e facilita o divórcio.

Do Executivo não houve reacção pública à atitude dos bispos. O presidente do Governo, Rodríguez Zapatero, limitou-se a lembrar a sua já conhecida posição de que respeita o que possa dizer a Igreja e o Papa, mas que governa para os cidadãos. Zapatero não mostra interesse em alimentar polémicas com os bispos e muito menos desde a eleição do novo presidente da Conferência Episcopal, Monsenhor Blazquez, bispo de Bilbao, mais moderado do que o antecessor, o cardeal Rouco Varela.

Ainda esta semana diversas confissões religiosas – católica, ortodoxa, protestante e judia – divulgaram um documento conjunto em que se opunham a que a união entre homossexuais se denomine matrimónio.

O bispo de Almeria, Adolfo Gonzalez, afirmou que resta a possibilidade de recorrer ao Tribunal Constitucional, iniciativa que até agora ninguém escolheu.

Publicado no Diário de Notícias.

Advertisements

Comments»

1. Anonymous - June 24, 2007

penis enlargement device

penis enlargement device penis enlargement device penis enlargement device

2. Anonymous - June 24, 2007

origin skin care

dermalogica skin care


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: