jump to navigation

Canadá vota a favor de casamentos gay June 29, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

Na câmara baixa do Parlamento

A câmara baixa do Parlamento do Canadá aprovou a lei que legaliza os casamentos entre homossexuais em todo o país, apesar da oposição das forças políticas mais conservadoras e grupos religiosos, que têm desenvolvido campanha contra esta decisão.

Contando com 158 votos a favor e 133 contra, a nova lei define que o matrimónio é a união de duas pessoas sem importar o seu género. O Canadá tornou-se assim no terceiro país a permitir os casamentos ‘gay’ depois da Bélgica e Holanda.

Após esta aprovação, a lei C-38 vai agora a votação no Senado, a câmara alta do Parlamento dominada pelos liberais, após o que será ratificada pela governadora geral do país, trâmites considerados quase protocolares. Os casamentos ‘gay’ eram já permitidos em muitas províncias canadianas, mas não em todo o país.

Durante a votação na câmara baixa, quase todos os representantes do Partido Conservador e cerca de trinta elementos do Partido Liberal, no poder, opuseram-se ao projecto, defendendo que o Governo tinha outras opções para garantir a igualdade perante a lei dos casais homossexuais, sem ter necessidade de modificar a instituição do casamento.

Ainda antes da votação, o líder dos conservadores, Stephen Harper, afirmou que, no caso do seu partido alcançar o poder, a lei será revista. Lei que contou com o apoio do Bloco do Quebeque, no poder, dos sociais-democratas do NDP e pouco menos de uma centena de deputados liberais.

Recorde-se que a Espanha poderá vir também a aprovar as uniões de pessoas do mesmo sexo. Em Abril passado, o Congresso dos Deputados, câmara baixa do Parlamento espanhol, aprovou a alteração do Código Civil com vista à legalização do casamento entre homossexuais, cumprindo assim uma promessa eleitoral do primeiro-ministro socialista José Luiz Zapatero.

Publicado no Correio da Manhã.

Advertisements

Comments»

1. Anonymous - June 24, 2007

quit smoking aid

pfizer quit smoking


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: