jump to navigation

Recolhidas 600.000 assinaturas contra casamento entre homossexuais June 30, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

O Fórum Espanhol da Família (FEF) anunciou hoje ter recolhido 600.000 assinaturas contra o casamento homossexual em Espanha, na véspera de o projecto-lei que o permite voltar ao Parlamento, que o deverá aprovar definitivamente.

Outros grupos que se opõem à legalização do casamento homossexual tinham já recolhido meio milhão de assinaturas contra este projecto de lei, aprovado em Abril pelos deputados e que deverá ser definitivamente aprovado quinta-feira, depois de voltar pela última vez ao Congresso espanhol.

A Espanha, onde vivem quatro milhões de homossexuais, segundo associações, torna-se o terceiro país na Europa a legalizar o casamento homossexual, depois da Holanda e da Bélgica. O Canadá reconhece igualmente desde terça-feira o casamento gay.

A medida, aprovada por uma maioria de espanhóis, mas severamente criticada pela Igreja católica, era uma promessa eleitoral do primeiro-ministro, José Luís Rodriguez Zapatero, e foi aprovada pelo executivo em Outubro de 2004, alguns meses depois da tomada de posse.

O projecto-lei reconhece todos os direitos aos homossexuais para receber pensões, administrar heranças, pedir empréstimos, autorizar intervenções cirúrgicas para o cônjuge e pedir a adopção de uma criança.

Para isso, são modificados 14 artigos do Código civil, onde os termos “homem e mulher” ou “pai e mãe” são substituídos por “cônjuges” ou “pais”.

A vontade do Governo em concretizar esta reforma e fazê-la entrar em vigor este ano tem sido inabalável, apesar das “condenações” da Igreja católica e dos sectores mais conservadores da sociedade espanhola.

Notícia RTP.

Advertisements

Comments»

1. Anonymous - June 24, 2007

acne clear control skin that

acnezine shop


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: