jump to navigation

Dezenas de milhares participaram na marcha do “Orgulho Gay” em Madrid July 2, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

Dezenas de milhares de pessoas participaram hoje na marcha do “Orgulho Gay” de Madrid, que este ano celebrou a adopção, quinta-feira, de uma lei que autoriza o casamento homossexual e a adopção de crianças por casais do mesmo sexo.

“Progredimos, é agora a vez dos transsexuais”, lia-se na faixa que abria a marcha, na qual participaram personalidades do mundo político e cultural, como a actriz Pilar Bardem, mãe do actor Javier Bardem, a ministra da Cultura, Cármen Calvo, e a secretária de Estado da Cooperação, Leire Pajín.

O coordenador geral da coligação Esquerda Unida, Gaspar Llamazares, também marcou presença na parada que começou pelas 18:00 (17:00 em Lisboa) com fogo-de-artifício e orquestras tocando em alguns dos 20 carros do cortejo.

“Celebramos hoje com alegria os avanços nos direitos dos homossexuais e vamos prosseguir as nossas reivindicações para obter as reivindicações da comunidade transsexual e lutar contra a homofobia”, declarou Llamazares à imprensa.

“O que se passa hoje é um reflexo da Espanha actual, a do século XXI. É uma manifestação de alegria. Perante a Espanha a preto e branco, nós afirmamos a Espanha do arco-íris. Representamos a verdadeira Espanha”, declarou, por sua vez, a presidente da Federação Nacional das Lésbicas, Gays e Transsexuais.

Os participantes, brandindo bandeiras com as cores do arco-íris, símbolo do movimento gay, empunhavam cartazes em que se podia ler “Sim à Igualdade” e “O que é indecente é marginalizar”, numa referência aos opositores à lei sobre o casamento homossexual.

Hoje de manhã, cerca de 50 pessoas reuniram-se junto do monumento à Constituição, em Madrid, respondendo a um apelo do Fórum Espanhol para a Família (FEF) para reiterar a sua oposição à lei e exigir a realização de um referendo sobre a questão.

O desfile do “Orgulho Gay” realizou-se no dia da publicação da lei no jornal oficial, a última etapa antes da sua entrada em vigor no domingo.

Notícia RTP.

Advertisements

Comments»

1. Anonymous - August 5, 2007

new quit smoking pill

quit smoking time quit smoking cold turkey


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: