jump to navigation

Casamento ‘gay’ tem aprovação de espanhóis July 11, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback


Resultados. 42% dos católicos manifestaram-se a favor da medida

Por Roberto Esteves

Os espanhóis declararam-se maioritariamente favoráveis ao casamento homossexual, mas mostram-se reservados em relação à adopção por estes casais. Esta é a conclusão de uma sondagem encomendada pelo jornal conservador ABC, publicada na edição de ontem.

De acordo com os resultados obtidos, um em cada seis cidadãos espanhóis – 62% dos inquiridos – manifestou-se ‘bastante favorável’ à aprovação do matrimónio entre pessoas do mesmo sexo, contra 25% – um em cada quatro espanhóis – que se definem como ‘pouco ou nada favoráveis’. Doze por cento optou por responder que ‘não sabe ou não responde’. Quando o assunto passa para a adopção de crianças, as opiniões divergem 42% está de acordo com a adopção de crianças por casais homossexuais, mas 50% não concorda.

A sondagem revela ainda que 42% dos católicos aprovam esta lei, um número significativo se se tiver em conta que só 45 % se revelou contra.

Quando os resultados são analisados relativamente à idade, conclui-se que são os mais jovens que aceitam o alargamento da lei do matrimónio a casais do mesmo sexo. Oito em cada dez pessoas com idades entre os 18 e os 34 anos disse que a lei é ‘positiva’.

A sondagem passa ainda a mensagem de que a aceitação da nova lei teve a seu favor o tempo que levou a sua discussão – cerca de um ano -, permitindo uma habituação social, por parte dos cidadãos, ao tema. No entanto, a sociedade espanhola ainda não está convencida de todo e quando questionada em relação à ‘adopção’, as respostas deixam bem claro que não há um critério unânime, 50% dos inquiridos ainda não vê ‘com bons olhos’ a adopção de crianças por estes casais. O inquérito realizou-se entre 1 e 6 de Julho, antes da manifestação convocada pelo Foro da família contra a lei já aprovada.

A nova legislação que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo e que permite aos casais homossexuais adoptar crianças, entrou em vigor a 4 de Julho, após a aprovação pelo Parlamento. Espanha passou assim a partir desse dia, e depois da Holanda, Bélgica e Canadá, a ser o quarto país do mundo a permitir o casamento entre casais do mesmo sexo. Os primeiros casamentos deverão estar aprovados no fim deste mês ou no início do mês de Agosto.

Em Portugal, as associações que defendem, a igualdade entre homossexuais e heterossexuais continuam a lutar pela aprovação do casamento civil.

Publicado no Diário de Notícias.

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: