jump to navigation

ILGA: proibição do sacerdócio aos homossexuais é “mais um erro histórico” da Igreja Católica November 23, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal, Vaticano.
trackback

Determinação do documento “Instrução”

A associação de “gays” e lésbicas ILGA Portugal lamenta a proibição da ordenação religiosa de homossexuais imposta pelo Vaticano e classifica esta decisão, que será oficializada na próxima semana, como “mais um erro histórico” da Igreja Católica e um retrocesso em relação às orientações de outras igrejas.

O dirigente da ILGA Portugal Paulo Côrte-Real lamentou hoje, em declarações à rádio TSF, a determinação do Vaticano, revelada no documento “Instrução”.

“Julgamos que se trata de mais um erro histórico, numa longa história com bastantes erros da Igreja Católica Apostólica Romana, num momento em que, precisamente, as outras igrejas, mostram uma boa filosofia de inclusão, nomeadamente, a Igreja Anglicana e recentemente na Igreja Sueca, que, inclusivamente põe a hipótese de abençoar as uniões entre as pessoas do mesmo sexo”.

Para o elemento da associação, “o actual Papa opta por enfatizar a exclusão das pessoas homossexuais e isso é, obviamente, um problema dentro da própria Igreja e terão que ser os católicos e as católicas a resolver”.

Para a ILGA Portugal, é sobretudo preocupante “a influência que esta Igreja pode ter a nível dos Estados democráticos. E é isso, sobretudo, que é preciso impedir, nomeadamente, a nível do reconhecimento, por exemplo, das uniões entre pessoas do mesmo sexo”.

Público

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: