jump to navigation

Casamento entre homossexuais permitido a partir de hoje no Reino Unido December 19, 2005

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

O Reino Unido é o quinto país do mundo a autorizar o casamento homossexual, juntamente com a Holanda, a Bélgica, a Espanha e o Canadá

O casamento entre homossexuais torna-se hoje uma realidade no Reino Unido, com as primeiras uniões gay a acontecerem na Irlanda do Norte. A partir de amanhã, serão possíveis na Escócia e a partir de quarta-feira na Inglaterra.

O casamento do rei da pop britânica Elton John, de 58 anos, com o seu companheiro canadiano, David Furnish, de 42 anos, vai acontecer no primeiro dia em que as uniões são permitidas na Inglaterra. O casal escolheu a pequena casa real de Windsor, na zona oeste de Londres, para oficializar a sua longa ligação.

Elton John escolheu casar-se no mesmo edifício onde teve lugar o matrimónio entre o príncipe Carlos e Camilla, a 9 de Abril, refere a AFP. Para a gigantesca festa estão previstos 700 convidados – um deles é o cantor George Michael, que deverá casar-se com o seu companheiro em Junho de 2006.

Só em Inglaterra e no País de Gales estão previstos 687 casamentos homossexuais na quarta-feira. Uma boa parte deverá ter lugar no bairro londrino de Westminster, onde fica localizado o Soho, o coração gay de Londres, assim como em Brighton (Sul de Inglaterra), a capital homossexual do país, com 40 mil homossexuais numa população total de 161 mil habitantes.

Segundo as previsões oficiais, estima-se que cerca de 22 mil pessoas venham a celebrar casamentos entre membros do mesmo sexo no Reino Unido, até 2010. A lei entrou em vigor a 5 de Dezembro.

O Reino Unido é o quinto país do mundo a autorizar o casamento homossexual, juntamente com a Holanda, a Bélgica, a Espanha e o Canadá. A lei permite aos membros do casal direitos semelhantes aos casais homossexuais – por exemplo, direito a receber a reforma do seu companheiro, caso este morra, e a herdar o alojamento comum.

Público

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: