jump to navigation

Duas mulheres tentam casamento February 1, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

Duas mulheres portuguesas vão tentar casar-se esta quarta-feira. O seu advogado não acredita que o conservador autorize esta união, contudo Luís Rodrigues está disposto a ir até ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem para o conseguir.

Duas mulheres portuguesas a viver juntas há alguns anos vão tentar contrair matrimónio, esta quarta-feira à tarde, na 7ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa.

Em declarações à TSF, o seu advogado disse não acreditar que o casamento seja aceite pelo conservador, que não deverá «sobrevalorizar a Constituição em função do Código Civil».

«Por isso mesmo, tenho já preparado o recurso da decisão que indeferiu o casamento para enveredar pela via judicial», explicou Luís Rodrigues, que entende que a não possibilidade de casamento entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional.

O causídico considera que a conservatória deverá entregar o seu recurso ao tribunal judicial, que poderá vir a determinar que o artigo 1577 do Código Civil é contra a Constituição.

«Se o juiz da Primeira Instância assim o fizer elas poderão casar. Se não o fizer recorreremos para o Tribunal da Relação, daí para o Supremo, daí para o Tribunal Constitucional e estaremos na disposição de ir até ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem», adiantou Luís Rodrigues.

O advogado recordou ainda que as mulheres em causa são diariamente discriminadas e que essa discriminação pode mesmo chegar ao despedimento de um emprego.

«Elas estão desempregadas e a última vez que a Lena arranjou um emprego acabou por ter de sair. Há um discriminação concreta e real», frisou.

TSF

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: