jump to navigation

“Falar Claro”: A actualidade em debate February 7, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

No programa “Falar Claro” desta segunda-feira, Manuela Ferreira Leite e João Cravinho falam sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O tema foi trazido para a opinião pública na semana passada, depois de duas mulheres terem apresentando um pedido de casamento num Registo Civil de Lisboa, que acabou por ser recusado.

João Cravinho considera que o assunto, apesar de controverso, é prioritário e, por isso, defende que o Código Civil tem de ser alterado.

Tal como se legislou para a união de facto, que é uma situação diferente do casamento, o antigo ministro das Obras Públicas sustenta que o Estado tem também de legislar para uma espécie de “união de pessoas”.

Opinião diferente tem Manuela Ferreira Leite, que se opõe ao casamento entre homossexuais: “Não aceito, de jeito nenhum, que se queira intrometer questões, que pela evolução cultural se estão a impor nas diferentes sociedades, nos modelos que não foram feitos para esta evolução”.

A antiga ministra das Finanças acredita que a sociedade encontrará uma solução que vá ao encontro das aspirações dos casais homossexuais, sem passar pelo casamento.

Manuela Ferreira Leite admite a possibilidade de o casamento entre pessoas do mesmo sexo ser objecto de uma consulta popular, ao que João Cravinho responde: “direitos, liberdades e garantias não são matéria de referendo”.

Rádio Renascença

Advertisements

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: