jump to navigation

Casamento “gay” já no próximo ano February 12, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

O líder da Juventude Socialista (JS) admitiu ontem que o casamento entre homossexuais poderá ser aprovado pela Assembleia da República em 2007. “Para nós, essa é uma possibilidade”, disse Pedro Nuno, à margem da reunião da Comissão Política da JS, que vai apresentar um projecto de lei na próxima quarta-feira.

O dirigente explicou que o assunto será levado à Assembleia da República depois de ultrapassada a questão da interrupção voluntária da gravidez, a qual pode levar a referendo no final deste ano.

O líder da JS disse estar convencido de que vai conquistar o PS e a sociedade para “acabar com a discriminação que há na lei” que proíbe o acesso ao casamento por pessoas “com uma orientação sexual diferente da da maioria”.

“O PS deve estar sempre do lado do combate contra as discriminações, e vai estar também ao lado deste combate, com toda a certeza”, declarou, reconhecendo que o partido “não tem posição sobre a matéria” e que existem “opiniões muito diversas”.

“Não conseguimos perceber se é uma questão fracturante”, ressalvou, para observar que a sociedade portuguesa “está mais do que preparada” para discutir a aceitar a igualdade entre portugueses, “independentemente da sua orientação sexual”.

Segundo Pedro Nuno, o ante-projecto de lei que a JS vai apresentar preconiza “alterações cirúrgicas” do ponto de vista técnico-jurídico do Código Civil, mexendo apenas em três artigos e deixando de fora a questão da adopção. “Outros sectores querem baralhar trazendo a adopção, mas neste momento é apenas o casamento que está em causa”, garantiu.

Jornal de Notícias

Comments»

No comments yet — be the first.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: