jump to navigation

Em defesa do casamento entre homossexuais February 16, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Petição da ILGA, Portugal.
trackback

peticao_sic.jpg

Foi entregue, hoje, no Parlamento, uma petição em defesa do acesso dos homossexuais ao casamento civil. A associação de lésbicas e gays Ilga esteve reunida com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e está confiante numa mudança legislativa a médio prazo.

Sete mil assinaturas, mais três mil que as exigidas por lei, foram reunidas pela Ilga, associação de lésbicas e gays de Portugal, em pouco mais de quatro meses.

A petição defende uma alteração do Código Civil que permita aos homossexuais o acesso ao casamento e foi entregue ao presidente da Assembleia daRrepública, Jaime Gama.

A Ilga considera que a actual lei é inconstitucional e a sugestão de alguns juristas e deputados de criar um regime paralelo especial também não é bem vista.

O recente episódio que envolveu Helena e Teresa, às quais foi negado numa conservatória de Lisboa o pedido para se casarem, trouxe algum mediatismo ao tema.

Para a ILGA, todos os momentos são oportunos para lutar pela alteração da lei, mesmo que o eventual referendo ao aborto no final do ano adie a discussão parlamentar sobre o casamento homossexual para 2007.

A associação considera positivo o facto da Juventude Socialista e Bloco de Esquerda terem projectos sobre casamento entre pesosas do mesmo sexo. Para a associação, Portugal deve seguir quanto antes o exemplo de outros países europeus como a Espanha, Holanda e Bélgica.

SIC

Comments

1. Anonymous - July 2, 2007

acnezine shop

clear skin


Sorry comments are closed for this entry

%d bloggers like this: