jump to navigation

Fernandes critica Expresso e DN February 24, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Petição da ILGA, Portugal, Teresa & Helena.
trackback

José Manuel Fernandes, director do ‘Público’, criticou a actuação de ‘Expresso’ e ‘Diário de Notícias’ em artigo que será publicado, segunda-feira, pela revista ‘Atlântico’.

Por Nuno Tadeu

Em causa está a sondagem do semanário sobre a homossexualidade em Portugal e uma petição favorável ao casamentos das lésbicas Teresa e Helena, subscrita por Fernanda Câncio, jornalista do ‘DN’, que assinava as notícias do caso, e António José Teixeira, director do diário.

José Manuel Fernandes apelida de “mau jornalismo” a leitura que o ‘Expresso’ fez da sua sondagem sobre a sexualidade dos portugueses. Recorde-se que o semanário referiu, em chamada de capa, a existência de um milhão de homossexuais em Portugal, quando os dados obtidos não referiam nada nesse sentido. José António Lima, que então dirigia o jornal – o director, na época, José António Saraiva, encontrava-se de férias –, disse ao CM que só poderá “proferir alguma opinião” depois de ler o artigo.

O director do ‘Público’ censurou, também, uma petição favorável ao casamento das lésbicas Teresa e Helena, facto que teve grande impacto mediático, já que o alinhamento do ‘DN’ colocaria em causa a credibilidade das notícias publicadas pelo jornal sobre o caso. António José Teixeira, director daquele matutino, disse que o artigo de opinião de José Manuel Fernandes não lhe “merece qualquer tipo de comentário”, pois tem “coisas mais sérias com que se preocupar”.

José Manuel Fernandes não quis explicar-nos os fundamentos das suas críticas ao ‘Expresso’ e ‘DN’, alegando que, “primeiro, é preciso as pessoas lerem o artigo. O artigo é grande e, mesmo com uma boa síntese, correm o risco de não perceber o que vem nele”. Depois da revista ser colocada em banca, sim, Fernandes descodificará a sua opinião – como nos prometeu –, a qual poderá ser lida com mais pormenor na caixa “O Artigo da ‘Atlântico”.

O artigo de José Manuel Fernandes insere-se na rubrica ‘Diário’, todos os meses escrita por um convidado diferente.

O ARTIGO DA ‘ATLÂNTICO’

“Independentemente da opinião que tenho sobre o casamento homossexual, a verdade é que entre o mau jornalismo do Expresso, o hábil agendamento mediático do caso (simpático) da Teresa e da Helena e as petições entregues na Assembleia e subscritas por jornalistas e directores de jornais (como fizeram a repórter que cobre estes temas no ‘Diário de Notícias’, assim como o seu director e um dos seus directores adjuntos), acabámos perante uma daquelas situações onde antes mesmo de se expor um argumento já se está catalogado e ninguém está disponível para ouvir”, pode ler-se no artigo de José Manuel Fernandes.

Correio da Manhã

Advertisements

Comments

1. Anonymous - June 24, 2007

diet lipozene pill

free diet pill


Sorry comments are closed for this entry

%d bloggers like this: