jump to navigation

Debate sobre os direitos dos homossexuais March 22, 2006

Posted by igualdadenocasamento in Portugal.
trackback

Por Francisco Gomes

Vai realizar-se em Rio Maior nesta quarta-feira um debate sobre direitos dos homossexuais, promovido por um grupo de cidadãos. Será a partir das 20h30, na Biblioteca Municipal.

Um dos oradores será Miguel Vale de Almeida, antropólogo e professor universitário. Mestre pela Universidade Estatal de Nova Iorque e doutorado pela Universidade de Lisboa, é o director da revista Etnográfica e autor de diversos livros publicados em Portugal e nos Estados Unidos da América. Está actualmente a desenvolver uma investigação sobre "Género, sexualidade e parentesco: o desafio do casamento homossexual", parte de um projecto colectivo sobre "Práticas familiares em Portugal" da Universidade de Lisboa, com trabalho de campo comparativo em Espanha e nos Estados Unidos.

Outra oradora será Joana Amaral Dias, psicóloga clínica, professora universitária e ex-deputada na Assembleia da República. Doutorada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, é uma das responsáveis pelo núcleo do Centro de Estudos Psicossociais do Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, especializado na relação mãe/filho e pai/filho.

Segundo Luís Carvalho, organizador, este debate será uma "manifestação de valores democráticos" e terá entre os seus objectivos "afirmar que os direitos dos homossexuais, nomeadamente ao casamento e à adopção, constituem uma questão séria. Que não é secundária. Mas antes diz respeito ao que há de mais importante na vida das pessoas, a liberdade e a felicidade".

Será também "uma tomada de posição contra preconceitos homofóbicos que oprimem muitas pessoas e que vieram recentemente ao de cima da pior maneira, com as torturas e o assassinato de que foi vítima um transsexual, às mãos de um grupo de adolescentes, no Porto".

Jornal Oeste Online 

Advertisements
%d bloggers like this: