jump to navigation

Uniões legais na África do Sul December 1, 2006

Posted by igualdadenocasamento in África do Sul.
trackback

O casamento entre pessoas do mesmo sexo já é legal na África do Sul, depois do decreto-lei aprovado pelo Parlamento, no passado dia 14, ter sido ontem assinado pela vice-presidente e publicado no Diário da República.

A lei das uniões civis, que provocou uma onda de insatisfação nos sectores religiosos mais conservadores, confere aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos reconhecidos aos casais heterossexuais.

Depois de aprovada no Parlamento com os votos a favor do Congresso Nacional Africano (que detém uma maioria próxima dos 80%), a lei baixou ao Conselho Nacional das Províncias, a chamada Câmara Baixa, onde foi igualmente aprovada com pequenas alterações em pontos que ameaçavam a sua constitucionalidade.

Aquando da votação parlamentar, todas as forças da oposição votaram contra, com excepção da maior delas, a Aliança Democrática, que deu aos seus deputados liberdade de voto por se tratar de uma questão do foro moral e ético.

Depois de aprovar em 1995 uma das leis mais liberais de todo o mundo no campo da interrupção voluntária da gravidez, o Governo do ANC institui agora na África do Sul o casamento entre pessoas do mesmo sexo, apenas permitido num número restrito de nações.

Jornal de Notícias 

Advertisements
%d bloggers like this: